sábado, junho 24, 2006

Destacar-se...

Hoje, já não sei bem em que contexto, ao falar com um colega meu veio à baila a conversa do "destacar-se".. o porquê de alguém destacar-se...
Como era de esperar, (até porque quem me conhece sabe que eu passo a vida a pensar nas coisas) a conversa ficou a remoer e a remoer na minha cabeça..
Deu-me para escrever isto:

Fala-se em se destacar e diz a Rita:
- Ena, ena, se alguém dá nas vistas é porque é muito giro.

Responde a Sara:
- O dar nas vistas, destacar-se não está necessariamente ligado ao corpo. Bem sei que a nossa sociedade (consumista) assenta muito em imagens, nomeadamente no corpo; no entanto Rita, o que muitas das vezes acontece é o seguinte: vês um gajo bom, ou um objecto lindo, uau ficaste babada, desejas aquilo, tens ou mesmo que não o tenhas, essa fascinação que se apoderou de ti é fugaz. E sabes porque o é? Porque no dia seguinte vais ver algo ainda mais bonito, que te vai chamar ainda mais à atenção. Vais esquecer o anterior e partes para o novo.

Agora imagina que conheces alguém com profundidade no discurso, uma sensibilidade fora do comum, alguém com o dom da palavra o que queiras chamar. A pessoa mexe contigo, com aquilo que sentes, faz-te repensar ideias, dogmas o que seja. Tu paras, olhas, admiras, adoras, remoes nas palavras que te foram pronunciadas, é-te difícil esquecer. Em suma, marcou-te!
Esse alguém destacou-se porque conseguiu mexer contigo, compreender-te, ensinar-te como se calhar até agora ninguém o conseguiu.
Responde a Rita:
- Pois tens razão há vários tipos de destaque… Os olhos iludem-se por momentos, inebriados pela beleza estética, no entanto são as palavras e os pensamentos que nos conquistam e criam laços dentro de nós, impossíveis de desatar.
- Tu destacas-te Sara, tu destacas-te!

1 comentário:

sonharamar disse...

vivemos numa sociedade de aparencias onde o prazer imediato e as coisas futeis e superfulas tornam-se primordiais na pseudosatisfação de desejos e na necessidade de camuflar inseguranças em muita gente. tu destacas-te claramente e muito bem nas tuas palavras e elas destacam-se em mim quando as leio.